Oryai, que no Léxico Guaraní – dialeto Mbyá – significa brincar alegremente é um espetáculo de valorização da memória dos jogos e brinquedos de tradição dos povos indígenas brasileiros realizado desde 2014 pela Palco Cia de Teatro.

Sinopse

Clarissa é uma menina dos nossos dias. Gosta de rock, de jogos online e vive entediada. Ao completar 13 anos, Clarissa ganha um estranho presente: um boneco indígena que a leva a conhecer toda a cultura de seus antepassados. Com seu boneco Clarissa percorre o caminho do Peabiru, aprende a lenda da criação do mundo, do primeiro homem, da criação da noite, segundo antigas versões indígenas e a brincar, como brincam os indígenas brasileiros.

No roteiro de brincadeiras, alguns jogos como: Rõkrã – Povo Kayapó, Kadjót – jogo de trançar fios em duplas, com as mãos, Peões – Povo Manchineri, Jogo da onça – parecido com o xadrez – Índios Bororos, Quebra-cabeça – índios Canela, Jogo de dado – Pareci, no Mato Grosso, Jogo do Gavião, Do Pacu, Wawin, Jogo do jacami, Do Jaguar e Zunidores, entre outros.  

Texto de Paula Giannini

Direção de Amauri Ernani

Duração – 60 minutos

Classificação indicativa – Livre